Psicoterapia infantil

A psicoterapia Infantil propõe um espaço de autoconhecimento para a criança. Ajudando na identificação e tratamento de medos, receios, traumas e dificuldades que estejam atrapalhando de alguma forma o aprendizado, convívio com os demais ou desenvolvimento. Tudo feito de forma tranquila e transparente, em um trabalho desenvolvido em conjunto com o psicólogo, pais e responsáveis e até a escola, caso necessário.

Não existe manual para pais e mães ou modelo padrão de filho. Cada criança tem em si, um universo próprio e particular, que deve ser cuidado e respeitado.

Não existe um modelo padrão de criança

Cada criança é única e possui um universo próprio.

Algumas peculiaridades podem surgir durante o desenvolvimento, e isso é normal. Cabe aos responsáveis, auxiliar a criança durante este período. E não há segredos ou fórmulas mágicas, mas algumas simples ações, que podem ajudar:

Observe

Algumas vezes, medos, receios ou traumas podem mudar o comportamento, interferir no relacionamento com outras pessoas ou ainda trazer à tona reações inesperadas, gerando hábitos e atitudes incomuns.

Entenda

Converse com a criança, peça para que ela explique o que está sentindo e diga se aconteceu ou está acontecendo alguma coisa. De forma calma e fluída, apenas tente entender.

Não Pressione

A mente infantil está em constante desenvolvimento e aprendizado.
Porém, existem algumas coisas que ainda não são maduras para entender ou sentimentos que ainda não sabem interpretar. É importante que o responsável não pressione ou julgue a criança, para não agravar a situação.

Busque orientação profissional

Fique tranquilo, buscar auxílio de um psicólogo, demonstra apenas sua preocupação com a criança e estamos aqui para ajudá-lo. Com a psicoterapia infantil será possível identificar alguma questão a ser resolvida e propor um tratamento adequado, sem mistérios ou complicações.



Pequenas mudanças de comportamento, podem indicar algo muito maior.

É importante observar.

Questões Infantis

Alguns assuntos são mais comuns do que se possa imaginar.

DEFICIT DE ATENÇÃO

Também conhecido como DDA ou TDAH (Déficit de Atenção e Hiperatividade) tem como principais características: distração, agitação / hiperatividade, impulsividade, esquecimento, desorganização, adiamento crônico, dentre outras.

DISLEXIA

A dislexia tem dentre suas particularidades a falha na aprendizagem da leitura pela dificuldade no reconhecimento da escrita e fonemas, assim como transposição da escrita para fala.

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

A dificuldade na aprendizagem geralmente é alertada pela escola e pode ser indicativo de algum déficit cognitivo ou emocional.

Opositor-desafiador

Comum na infância, é um transtorno que se caracteriza principalmente pelo comportamento difícil de lidar. Tornando a criança muito opositiva, desafiadora, isentando-se de seus atos e consequências.

APEGO EXCESSIVO AOS PAIS

Também conhecida como Ansiedade de Separação na Infância, revela a dificuldade da criança no desapego da presença dos pais, tanto fisicamente como emocionalmente, atrapalhando seu desenvolvimento social.

XIXI NA CAMA

A Enurese Noturna é muito frequente na infância. Porém, suas causas podem indicar questões de fundo emocional, que vão além do aprendizado do controle fisiológico.

Psicopedagogia

A Psicopedagogia é a área do conhecimento que estuda como ocorre o processo de construção da aprendizagem. Identifica os pontos que possam, porventura, impossibilitar essa aprendizagem; atua de maneira preventiva para evitá-los e ainda, propicia estratégias e ferramentas que possibilitem facilitar esse aprendizado.


Possíveis áreas de atuação: Dificuldade e Distúrbios de aprendizagem / Dislexia / Discalculia / TDAH - Transtorno de déficit de atenção e hiperatividades / DDA - Distúrbio do déficit de atenção / Entre outros.

AvaliaÇÃo NeuroPsicolÓgica

Para compreender melhor o potencial cognitivo da criança e se aprofundar melhor em suas questões, é necessário a realização de uma Avaliação Neuropsicológica.

Onde são aplicados alguns testes para analisar quesitos como: atenção, memória, velocidade de raciocínio e habilidades acadêmicas.

Saiba Mais!

Outras QuestÕes

Crianças podem enfrentar desafios tão complexos quanto adultos, que vão além do que podem compreender, questões como o luto ou depressão são alguns exemplos. Outras podem precisar de auxílio durante a transição para adolescência, no convívio social e o bullying. Alguns males da modernidade também afetam os pequeninos, tais como: ansiedade, fobias diversas e dependência tecnológica. Também existem questões mais delicadas como sexualidade e gênero.

Esses são algumas dentre tantas outras questões que podem surgir. Contudo, o mais importante é não deixar de lado ou esperar passar, pois, alguns quadros podem se agravar e prejudicar o desenvolvimento infantil.

Você não está só!

Fale com a gente